segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que move as pessoas


Se te perguntarem qual o sentido da vida, o que você responderia? Muitos diriam o amor, felicidade, paz, fé, etc... Pode-se ser verdade. O nosso maior legado é a liberdade de expressão e opinião. Cada um procura a estabilidade emocional da forma que melhor se encontrar.

Mas quando se trata do "motor" que há dentro de nós, o que dizer? O que move as pessoas? O que lhe faz todas as manhãs acordar e seguir em frente? Qual o primeiro pensamento que vem à sua cabeça no momento em que seus olhos se abrem pela manhã? De onde vem a força que te move?

Observando a atitudes de algumas pessoas cheguei a uma possível conclusão. O que move as pessoas é a BUSCA PELO EGO!


A necessidade que muitos tem de se sentir melhores e maiores diante de todos, seja através de dinheiro, notoriedade social, sucesso profissional, etc... A ambição vem acompanhada nessa épica e diária busca pelo EGO.

O egoísmo é o pior pecado dentre todos os demais. Desde o princípio ele sempre vem causando males e separando a sociedade e grupos que acabam criando conflitos entre si. A falsa moral de que certa opinião seja a correta gerou ao decorrer do tempo uma total desagregação dos valores humanísticos. O egoísmo está por detrás de praticamente todos os demais pecados da humanidade.

A própria religião se tornou falha através do egoísmo humano. Algumas pessoas pregaram certos valores à suas concepções e visões e propagaram à outras pessoas, que através das gerações foram aperfeiçoando tais visões e separando a humanidade em mais e mais grupos.

Não há mais respeito entre as pessoas. Essa mania de achar que estamos sempre certos nos afasta de uma união e cega nossos olhos para o resto do mundo. Nossa mente se fecha diante das demais informações do mundo.

Mod. 1 : 3 caminhos


Estive observando o comportamento de algumas pessoas durante algum tempo e obtive algumas conclusões a respeito dos caminhos seguidos por cada um, inclusive de mim mesmo. Classifiquei 3 caminhos fundamentais para o ponto de escolha de uma pessoa.

No mundo inteiro, independente da cultura, religião, política e outros setores da sociedade percebe-se que sempre há líderes. Direto ou indiretamente estamos seguindo algum tipo de liderança que pode até ser imperceptível aos nossos cegos olhos. Há outros, que por, talvez, não se sentir na capacidade de erguer o peso da responsabilidade de liderar um grupo de indivíduos opta apenas em ouvi-los e propagar as decisões, respostas ou visões de um líder escolhido por ele.

Através dessa conclusão, percebe-se então os três tipos de pessoas :

1) Os líderes, que criam e elaboram respostas sobre os mistérios do mundo, tabus da sociedade, reformulam ideias. Creio que são raros os líderes da humanidade. Apenas 5% das pessoas tem a capacidade de liderar um grupo. Carregar o fardo de líder é importante, sobretudo se ele realmente tiver boa índole e se preocupar com seus seguidores. Mas percebe-se hoje que muitos agem apenas pra obter EGO. O egoísmo fala mais alto e acabam poluindo a mente de várias pessoas. Esses são péssimos exemplos.

2) Os mensageiros, que muitas vezes, por ter medo de carregar a responsabilidade de liderança prefere apenas seguir um líder, estudá-lo e propagar por onde passa as respostas, decisões e visões desse líder. Creio que 10% das pessoas seguem tal caminho. Como muitas pessoas não sabem repassar mensagens pra outras, pelo fato de adicionarem ou ocultarem informações, ainda há poucos desses no mundo. Geralmente são bons ouvintes e agem como intercessores entre os líderes e os "súditos". O carisma ajuda muito na propagação de informações.

3) Os seguidores ou "súditos", que representam os demais 85% das pessoas. Você segue a algum tipo de líder? Provavelmente sim. Estamos numa sociedade onde as informações valem mais que qualquer coisa. Somos opiniosos de natureza, e seguimos os instintos selvagens de seguir líderes. Talvez por segurança ou apenas por afeto escolhemos nossos líderes, que estão espalhados ao nosso redor.

***

Numa turma de amigos, sempre há aquele que toma decisões primeiro. Daí vem aquele que intermedia, age como conselheiro e reformula as ideias. Por último as conclusões são repassadas aos demais, que quase sempre acabam que concordando. Não é verdade? É claro que há exceções... sempre há exceções... mas olhe pela maioria!

No seriado Lost é bem evidente essa opinião. Jacob como líder, Richard como intermediador e os vários seguidores na ilha.

Para descobrir respostas sobre o mundo é preciso se desapegar de muitas coisas aqui presentes, pregadas nas regras da sociedade. Porisso é raro encontrar um bom líder na sociedade.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Maldita Mente Cega!


Como um cego poderia entender o mundo ao seu redor? sabe responder? Mas não falo de um problema físico, e sim de uma deficiência humana mental. Como ter a certeza daquilo que seus olhos te fazem ver? Como saber se aquilo é realmente verdadeiro? As crises dessa vida cegaram nossa mente em vários sentidos. Nos tornamos escravos de pensamentos alheios e esquecemos de desvendar o maior dos mistérios : Nós mesmos...

Quantas vezes nos encontramos desiludidos? Como se tudo daqui pra frente gerasse trevas dentro do coração e que cada atitude e cada pensamento só propagasse o aperto no peito?

Saber em quem confiar... saber a quem seguir... saber o caminho a seguir... "CAMINHOS"... o que vc entende de CAMINHOS?... Aquela pessoa que de repente brilhou nos nossos olhos seria um caminho válido a percorrer? Seria uma boa ideia arriscar várias outras oportunidades naquilo que estou, nesse exato momento, acreditando fielmente?

E se tudo isso terminar em mágoas? O que fazer a partir dali? Voltam-se as trevas... e de novo e de novo....

O que te dá forças pra levantar todas as manhãs? Qual seu primeiro pensamento? Seria alguém? Possivelmente!!! Estamos sempre pensando em alguém... Porque será que as pessoas menos esperadas são as que mais deixam marcas nas páginas da vida? Ou seriam as mais esperadas? Na verdade em esperei demais por esse momento?... Mas é daí que mostro-me totalmente cego... Como saber se é certo dar um próximo passo??

Tem medo de quê?? De arriscar um passo e acabar 3 degraus atrás?? Mas me diga? O que há a perder?... Posso está sendo tolo num é? Difícil pensar assim nessas horas.!!! Pode ser que tenha perdido muita coisa numa única decisão... Perdi minha ânsia e minha ilusão de abrir os olhos.... Mas ainda assim estou de pé... e o que devo fazer a partir de agora?...

Se ainda sobrou-lhes os pés, então caminhe para o próximo problema de sua vida... Todas as montanhas podem ser contornadas e engolidas pelos oceanos... Mas estou cego novamente... Devo desistir daquilo que tanto sonhei?... Devo pular pra outro caminho? Esperar outra oportunidade talvez só me traga mais desilusão... Mas como saber se devo arriscar?? maldita mente cega!...

Se pudesse entender meu futuro?... Mas será que enxergar o meu destino trará algum resultado por mim esperado?? Talvez não... Onde encontrar as respostas? Me disseram que nos sorrisos e nos olhares das pessoas estão as respostas pra muitas perguntas... Eu poderia então responder várias perguntas ao invés de criá=las!...

Arriscaria sua "estabilidade" momentânea por uma "verdade" que poderia desorganizar tudo que está na sua cabeça?... e que verdade seria essa?? Talvez mais uma mentira disfarçada de paixão!!... mas esses olhos não enxergam as verdadeiras moedas de ouro, pois estão ludibriados pelo reflexo falso de um espelho negro!