
Estive observando o comportamento de algumas pessoas durante algum tempo e obtive algumas conclusões a respeito dos caminhos seguidos por cada um, inclusive de mim mesmo. Classifiquei 3 caminhos fundamentais para o ponto de escolha de uma pessoa.
No mundo inteiro, independente da cultura, religião, política e outros setores da sociedade percebe-se que sempre há líderes. Direto ou indiretamente estamos seguindo algum tipo de liderança que pode até ser imperceptível aos nossos cegos olhos. Há outros, que por, talvez, não se sentir na capacidade de erguer o peso da responsabilidade de liderar um grupo de indivíduos opta apenas em ouvi-los e propagar as decisões, respostas ou visões de um líder escolhido por ele.
Através dessa conclusão, percebe-se então os três tipos de pessoas :
1) Os líderes, que criam e elaboram respostas sobre os mistérios do mundo, tabus da sociedade, reformulam ideias. Creio que são raros os líderes da humanidade. Apenas 5% das pessoas tem a capacidade de liderar um grupo. Carregar o fardo de líder é importante, sobretudo se ele realmente tiver boa índole e se preocupar com seus seguidores. Mas percebe-se hoje que muitos agem apenas pra obter EGO. O egoísmo fala mais alto e acabam poluindo a mente de várias pessoas. Esses são péssimos exemplos.
2) Os mensageiros, que muitas vezes, por ter medo de carregar a responsabilidade de liderança prefere apenas seguir um líder, estudá-lo e propagar por onde passa as respostas, decisões e visões desse líder. Creio que 10% das pessoas seguem tal caminho. Como muitas pessoas não sabem repassar mensagens pra outras, pelo fato de adicionarem ou ocultarem informações, ainda há poucos desses no mundo. Geralmente são bons ouvintes e agem como intercessores entre os líderes e os "súditos". O carisma ajuda muito na propagação de informações.
3) Os seguidores ou "súditos", que representam os demais 85% das pessoas. Você segue a algum tipo de líder? Provavelmente sim. Estamos numa sociedade onde as informações valem mais que qualquer coisa. Somos opiniosos de natureza, e seguimos os instintos selvagens de seguir líderes. Talvez por segurança ou apenas por afeto escolhemos nossos líderes, que estão espalhados ao nosso redor.
***
Numa turma de amigos, sempre há aquele que toma decisões primeiro. Daí vem aquele que intermedia, age como conselheiro e reformula as ideias. Por último as conclusões são repassadas aos demais, que quase sempre acabam que concordando. Não é verdade? É claro que há exceções... sempre há exceções... mas olhe pela maioria!
No seriado Lost é bem evidente essa opinião. Jacob como líder, Richard como intermediador e os vários seguidores na ilha.
Para descobrir respostas sobre o mundo é preciso se desapegar de muitas coisas aqui presentes, pregadas nas regras da sociedade. Porisso é raro encontrar um bom líder na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário